Home > Ballet

Ballet

Ballet Clássico
Ballet Clássico

O Ballet clássico é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália e teve seu início em pleno Renascimento, no século XV...

Saiba Mais
Ballet Royal
Ballet Royal

O objetivo da metodologia da Royal Academy é o desenvolvimento da técnica Clássica, da nomenclatura, a musicalidade e ritmos, além de oferecer...

Saiba Mais
Ballet Russo
Ballet Russo

Na Rússia há três escolas a serem consideradas : Vaganova em São Petersburgo, Estatal de Coreografia em Moscou e Escola Técnica de Perm...

Saiba Mais
Ballet Pas Deux
Ballet Pas Deux

Pas de deux (francês, "passo de dois"). É o ballet em que dois bailarinos, executam passos de balé juntos. No final do século 18 e início do século 19 um pas de deux...

Saiba Mais
Ballet Repertório
Ballet Repertório

Ballet de repertório, em francês ballet d'action, é ballet que contém uma história dentro dele, divididas em atos, essas histórias são contadas...

Saiba Mais
Ballet Adulto
Ballet Adulto

O Ballet Clássico é uma arte musical e uma dança de interpretação muscular. As aulas de ballet para adultos são boas para o seu corpo, bem como...

Saiba Mais

Etiquetas para assistir aulas de ballet

Mulheres

1 - Seja pontual.

2 - Proibido uso de celular durante as aulas.

3 - Se a aula já começou, não importa se estejam no plié ou no adágio, aqueça-se antes de começar.

4 - Jogue fora o chiclete.

5 - Levar uma garrafinha para não precisar ficar saindo durante a aula, o que atrapalha e perde tempo.

6 - A roupa adequada para a aula de ballet facilita a movimentação e a correção do seu professor. (collant, meia, sapatilha).

7 - As sapatilhas de ballet são calçados finos e leves que permitem máxima flexibilidade para os movimentos dos pés. São equipamentos imprescindíveis para as bailarinas e podem ser de ponta ou meia ponta.

8 - Ponteiras de silicone, talco! Por quê? Para não ressecar, para não colar no seu pé quando for usar, para durar mais. Guarde suas ponteiras em um recipiente (potinho, latinha),onde elas caibam confortavelmente, sem ficar espremidas dentro. Se o espaço for muito pequeno elas podem ficar amassadas e fica muito difícil de voltar para formato normal. Não as deixe dentro da sua sapatilha. Parou de usar, volte para o recipiente.
Tente não lavar. Se precisar, apenas limpe com detergente neutro, sem esfregar. Use sua delicadeza bailarinística neste momento rs. De vez em quando deixe elas respirarem, fora do recipiente e fora da sapatilha.

9 - Não sente durante a aula, isso pode ser interpretado como falta de interesse. Só podemos nos sentar com a autorização do professor, não é educado escutar as explicações sentadas, uma bailarina exemplar escuta as explicações e tenta colocá-las em prática.

10 - Não subir nem se pendurar na barra, ela é feita para nos auxiliar em alguns exercícios.

11 - Assiduidade, faltas atrapalham o desenvolvimento da bailarina.

12 - Ir ao banheiro e tomar água antes do início da aula para não sair durante os exercícios.

13 - É proibido usar joias ou relógios durante as aulas (brincos somente pequenos).

14 - Nunca faça uma aula de cabelo solto. É horrível, não é coisa de bailarina. E muito menos de rabo de cavalo. Faça um coque, e prenda a franja com tic tac (tipo grampo). Prenda bem o cabelo pra não ter preocupações extras no meio das aulas, já basta a preocupação com nosso corpo, não precisamos de nada, além disso.

Homens

1 - Seja pontual.

2 - Proibido uso de celular durante as aulas.

3 - Se a aula já começou, não importa se estejam no plié ou no adágio, aqueça-se antes de começar.

4 - Jogue fora o chiclete.

5 - Não é adequado sair da sala durante a aula. Além de perder explicações, vai atrapalhar a classe. Por isto, para manter-se saudável, tenha sempre uma garrafa de água com você.

6 - Transpiração é natural e importante transpirar durante a aula, por isto, tenha sempre uma pequena toalha na valise ou mochila. Leve para a classe em todas as aulas e ensaios. Ela ficara apoiada na barra ao seu lado. É desagradável estar sempre molhado, principalmente em atividades que exigem contato físico com os parceiros (pas de deux).

7 - Assiduidade, faltas atrapalham o desenvolvimento da bailarina.

8 - Ir ao banheiro e tomar água antes do início da aula para não sair durante os exercícios.

9 - Nunca fazer uma aula de cabelo solto. Os homens que não possuem cabelos curtos devem prendê-los ou usar faixas protetoras.

10 - A roupa adequada para a aula de ballet facilita a movimentação e a correção do seu professor.
Malha: Mais um item indispensável para os bailarinos são as malhas — aquelas calças mais justas que eles usam para se movimentar. Elas têm a mesma função que a meia-calça para as meninas: não limitam os movimentos e permitem boa visualização estética.
Macaquinho: Assim como o collant, o macaquinho permite que os professores visualizem melhor os erros de postura e realizem as correções, já que o traje fica grudado ao corpo.
Collant: Embora ele seja mais conhecido entre as mulheres, o collant masculino é uma peça super importante e quase indispensável para os bailarinos, estando disponível tanto nos modelos mais longos, aqueles que vêm até as canelas, e curtos, com cumprimento na metade da coxa.
Regata: Assim como a malha, a regata utilizada pelos bailarinos também fica grudada ao corpo, possibilitando que os movimentos sejam observados de maneira clara. Além disso, são essenciais para a correção da postura e para a leveza dos movimentos.
Suporte: Esta peça acessória, exclusiva para rapazes. É de extrema importância para a proteção dos homens, principalmente na execução de saltos. É vendida em todas as lojas que atendem o mercado.
Sapatilhas: As sapatilhas de ballet são calçados finos e leves que permitem máxima flexibilidade para os movimentos dos pés. São equipamentos imprescindíveis para os bailarinos que usam meia ponta.